Equipe desmotivada? Só um líder sabe como reverter!

O seu líder não é uma inspiração para você? Independente se é segunda ou sexta-feira, seu time parece sempre estar desmotivado?

Só existe uma pessoa capaz de fazer algo por um time desmotivado, um líder! Apenas um líder de visão e preocupado com o desenvolvimento das pessoas pode transformar todo esse cenário.

Estudos feitos com mais de quatro milhões de funcionários analisados pelo ex professor de Yale e do MIT Dr. David Sirota deram origem à Teoria da Motivação Humana no ambiente de Trabalho. Essa teoria revela muito mais do que você imaginava. De acordo com ela, a motivação no ambiente de trabalho é baseada em 3 princípios: objetivo, necessidades e entusiasmo.

Sim, a motivação vai muito além de pequenos elogios. Para ter uma equipe motivada é essencial que haja um alinhamento entre os objetivos do colaborador, os objetivos da empresa e os objetivos coletivos. Ou seja, o objetivo das pessoas, do time e da organização precisam estar conectados.

Os funcionários possuem uma série de necessidades básicas que a empresa precisa atender: fisiológicas, de segurança, econômicas, crescimento, aprendizado, cuidados com aspectos físicos e psicológicos. Um empregado que não possui essas necessidades atendidas produz menos. Já se imaginou não podendo ir ao banheiro o dia todo por ele estar com problemas? E quando há falhas em outras situações, aí a desmotivação passa a ser diária!

Outro pilar muito importante é o entusiasmo. O entusiasmo das pessoas é uma extraordinária vantagem competitiva. Pessoas entusiasmadas têm um brilho especial! Elas colocam o coração naquilo que fazem e o melhor de tudo, transparecem, inspirando os demais.

Não basta o líder querer uma equipe entusiasmada, se ele mesmo não tiver paixão por aquilo que faz. Liderar é ser exemplo. Pense consigo, como está o seu entusiasmo em relação aos desafios de ser líder? Como está o seu entusiasmo em relação ao seu trabalho e a sua equipe? O que você tem feito pra mudar essa realidade?

Depois de avaliar os cenários, identificar as falhas e entender as necessidades da sua equipe é hora de agir! Uma boa dica é começar pelas coisas mais simples e que darão resultados a curto prazo. Você vai notar que seus pequenos esforços farão toda a diferença. Então é só concretizar tudo o que se propôs a fazer e construir um ambiente de trabalho cada vez melhor!

Aline-Dotta---Assinatura

COMPARTILHE:
você tambêm poderá gostar de:
depoimentos-bg
Bianco Santana
30 julho 2019

Valeu a pena porque eu estava em um ponto que não conseguia ir...

depoimentos-bg
Denise Pinto
30 julho 2019

Recomendo o trabalho da Aline porque mantém-se atualizada,...

depoimentos-bg
Carlos Vaccaro
30 julho 2019

Em 2009 passava por momentos muito difíceis, tanto particulares como...

faça um comentário
voltar