5 dicas infalíveis para motivar a sua equipe

Uma das maiores queixas de empresários e também de líderes de equipes é a desmotivação. Eu já escrevi um artigo aqui no blog que falava sobre como ter uma equipe motivada e capaz de superar qualquer desafio. Foi por isso que resumi 5 dicas que já apliquei em diversas empresas que prestei consultoria e que vão fazer toda a diferença no seu dia a dia. Vamos lá?

1 – Esclareça as coisas!

Esclareça a missão, visão e valores da empresa e ajude os funcionários a encontrarem uma conexão entre tudo isso e os seus objetivos pessoais. Quando eles realmente entenderem o seu propósito, se motivarão a contribuir e se doar pelas tarefas. Esse é um dos pontos que garante assiduidade, pontualidade e aquela energia que é capaz de concentrar todos que trabalham com amor pelo que fazem!

2 – Uma andorinha só não faz verão!

Faça com que a equipe participe na construção de planos e ideias. Permita sempre sugestões, críticas e construções coletivas. Além de ser um bom exercício para o líder, que vai conhecer outros ângulos de um tema, também amplia a visão holística da equipe, que entende todos os processos e também qual é a sua importância no projeto. E como é bom saber em que parte da engrenagem nós estamos, não é mesmo?

3 – Confiança é tudo!

Confie na sua equipe, mas confie de verdade! Se você não consegue, busque recursos e melhore procedimentos para que dê conta disso, pois a confiança é fundamental em qualquer processo. Confiança é um processo de desprendimento e muita responsabilidade que faz toda a diferença! Então se você tem visão de futuro, saiba delegar e confie na sua equipe, sem receios!

4 – Desenvolva todas as partes por igual

Proporcione crescimento aos seus colaboradores! Apresente fatos, consequências e mais do que pedir opiniões, agregue soluções. Verifique junto ao subordinado o que deu errado, onde deu errado e criem juntos novas possibilidades. Uma ótima forma de crescimento é o bom e velho Feedback, que nos ensina a corrigir diversas coisas de forma muito rápida e concisa. Mas lembre! Feedback bom tem início, meio e fim e sempre com muita paciência e positividade para que as mudanças aconteçam!

5 – Pense na sua equipe!

De nada adianta aplicar as dicas acima se você não dedicar um tempo na semana para motivar a sua equipe. Essa é uma das maiores responsabilidades de um líder. Promova atividades diferentes, em ambientes diferentes e crie os seus próprios métodos de motivação, de acordo com os gostos coletivos e individuais. Crie oportunidades para mostrá-los que, mais do que profissionais, você os vê como pessoas importantes para você e a empresa e tem interesse no seu desenvolvimento.

Há desafios que a gente nem imagina quando tem que assumir o papel de líder. Muitas coisas parecem impossíveis, mas é só você se dedicar e praticar constantemente estas dicas que o sucesso está garantido. Estar preparado para assumir um cargo de liderança é muito importante e isso fará você ganhar tempo e conquistar sua equipe logo no primeiro projeto!

Aline-Dotta---Assinatura

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