O sucesso é todo seu

Fiz uma busca básica no Google com o termo fórmula do sucesso e apareceram mais de 603 mil resultados. Diferentes tópicos abordados, frases, pensamentos, receitas milagrosas que prometem mudar vidas. Bem sinceramente? Nunca vi tanta bobagem escrita ao mesmo tempo.

Até tentei ler alguns textos, mas não conseguia e parava na metade. Na verdade me assustei com tantas coisas sem fundamento, dizendo que, para ter sucesso é só fazer isso, ou aquilo, seguir algumas dicas e pronto! A mágica está feita.

Definitivamente isto não é pra mim. Detesto coisas prontas, não acredito em receitas milagrosas e não indico isso a nenhuma pessoa no mundo, simplesmente pelo fato de que devemos respeitar a individualidade de cada um. Nem tudo que funciona para uma pessoa pode se aplicar à outra.

E isso fica ainda mais claro quando prestamos atenção ao contexto em que a pessoa está inserida. Quais são as suas expectativas, sua realidade diária, relacionamentos, hábitos e diversos outros fatores, que impactam diretamente em processos que exigem algum tipo de mudança. Se tudo não estiver bem calibrado e alinhado, qualquer sonho ou expectativa pode se transformar em frustração.

Mas o que é sucesso?

Vamos partir do princípio. Você sabe o real conceito de sucesso? Fui buscar no dicionário:

su•ces•so |é|
(latim successus, -us, entrada)
substantivo masculino

  1. Aquilo que sucede. = ACIDENTE, ACONTECIMENTO, FATO, CASO
  2. Resultado de .ação ou empreendimento.
  3. O que tem bom resultado, boas vendas ou muita popularidade (ex.: este é o último sucesso do escritor). = ÊXITO ≠ FIASCO, FRACASSO, INSUCESSO
  4. [Informal] Parto (ex.: tenha bom sucesso).

Num contexto geral, avaliando todos esses conceitos, podemos extrair que sucesso é o resultado de tudo aquilo que acontece depois de uma jornada, principalmente se estiver relacionado ao êxito e a consequências positivas.

Aline Dotta - Sucesso

Mas e para você, o que é sucesso?

Você talvez nunca tenha percebido o quanto usa esta palavra e nem como a aplica no seu dia a dia. Ela já está tão presente na nossa rotina que não percebemos o quanto banalizamos o seu real sentido, gerando uma falsa impressão de que o sucesso é algo simples de atingir. E pode até ser, se você for privilegiado com uma série de fatores.

Essa banalização toda acaba gerando uma multidão de pessoas que correm atrás do sucesso, sem ao mesmo saber o que é sucesso para si. A maioria dessas pessoas nem sabe realmente o que quer e simplesmente se espelham no sucesso dos outros, sem ao menos identificar o que pode se adequar às suas vidas. Convenhamos: se não sabem o que querem, COMO PODERÃO TER SUCESSO?

Esse tipo de comportamento, de seguir pessoas e tendências sem nem saber o motivo apenas por acreditar, é um comportamento de bando, natural e instintivo chamado Efeito Manada. É uma peça que nossa mente prega conosco, onde as decisões que tomamos seguem o que a maioria faz. Por exemplo, se estivermos em um algum lugar e várias pessoas aparecerem correndo, sem saber o porquê, instintivamente vamos correr também. Se estivermos em dúvida ao escolher entre dois restaurantes, mas um tem muitas pessoas e o outro está vazio, tendemos a ir naquele que tem mais gente.

Como tudo nas nossas vidas, quando escolhemos com base no que os outros escolheram, o problema está no depois, quando você já viveu a experiência e pode, de fato, avaliar. É aí que o arrependimento bate e as frustrações surgem: “E se eu tivesse pensado um pouco mais?” “E se eu tivesse comparado antes?” E se…

Respeite a sua individualidade!

Existe um pensamento muito forte, principalmente entre os jovens, de que o sucesso é algo instantâneo e pode acontecer da noite para o dia. E isso acontece cada vez mais, já que hoje é muito fácil termos contato com histórias bem sucedidas e com exemplos a se seguir, em qualquer lugar da internet.

Antes de qualquer coisa, conecte-se com a sua realidade, entenda o que realmente pode lhe favorecer ou desfavorecer, as oportunidades que estão à sua volta e tudo aquilo que você pode mudar e que depende única e exclusivamente de você!

Não! Eu não estou dizendo que você deve fechar os olhos para tudo. Não há problema algum em se inspirar com histórias de sucesso e nem em seguir dicas motivacionais, desde que você tenha consciência de que tudo se encaixa perfeitamente na sua realidade e que precisará de um tempo para se tornar real.

Toda história de sucesso precisa ser construída com uma base sólida. Não basta ter uma boa oportunidade se você não estiver preparado, assim como não adianta ser exemplar no que faz e não conseguir manter uma constância nos seus atos. Por mais que haja um senso comum de que ter sucesso é ser referência, sucesso é diferente para cada pessoa.

Faça o sucesso acontecer

Sim! Chegou a sua vez de ter sucesso! Deixe de ser um eterno insatisfeito, vibre por cada conquista, motive-se com os seus atos… No futuro isso pode ser um sucesso!

Comece agora se perguntando:

  1. O que é sucesso para você?
  2. Qual o êxito ou resultado que você realmente quer?

Enfim, não existe nenhuma fórmula para alcançar o sucesso. A chave é identificar o que você pode fazer com os recursos que tem, entendendo a sua realidade e respeitando a sua individualidade. Sendo sincero consigo mesmo!

Agora você entende que sucesso não é a mesma coisa pra todo mundo?

Um beijo!

Aline-Dotta---Assinatura

COMPARTILHE:
você tambêm poderá gostar de:
depoimentos-bg
Bianco Santana
30 julho 2019

Valeu a pena porque eu estava em um ponto que não conseguia ir...

depoimentos-bg
Denise Pinto
30 julho 2019

Recomendo o trabalho da Aline porque mantém-se atualizada,...

depoimentos-bg
Carlos Vaccaro
30 julho 2019

Em 2009 passava por momentos muito difíceis, tanto particulares como...

faça um comentário
voltar