Quer crescer? Dê um tempo nos estudos…

É isso mesmo! Se você quer crescer na vida precisa dar um tempo nos estudos. Parece um pouco contraditório, mas sempre que eu paro pra pensar em todos os cursos que já fiz, workshops e treinamentos que participei, penso também em uma colega extremamente dedicada aos estudos.

Ela é do tipo que estuda muito! Muito mais do que eu – e confesso que adoro estudar, amo ler, devoro livros e revistas e me perco nas horas. Mas ela fazia isto numa quantidade e numa velocidade muito maior do que qualquer outra pessoa que eu conheço.

Na maioria das vezes em que eu comemorava ter comprado algum livro e comentava com ela, a resposta era a mesma: “Esse eu já li”. Pior mesmo era quando essa frase vinha acompanhada de um “Faz tempo”. Havia baixado todos os e-books possíveis, recomendava todos os podcasts imagináveis, me marcava em centenas de posts no facebook e nenhuma revista, curso, ou texto compartilhado era novidade pra ela. Nada!

Por muito tempo eu me senti culpada: Como era possível alguém saber tudo e mais um pouco de qualquer assunto? Como eu não tinha visto isso? Por que ela não me contou antes? Foi aí que algo começou a chamar a minha atenção.

Mesmo com as respostas na ponta da língua pra tudo e soluções pra todos os problemas na cabeça, ela tinha uma vida média. Média pra baixo, pra ser bem sincera. Um emprego que não gostava, um namorado por conveniência, um chefe detestável e amigos cheios de defeitos. As coisas pareciam nunca dar certo pra ela, e o “mundo” parecia não colaborar em nada para que isso tudo mudasse.

Foi então que pensei: de que adianta ler livros e estudar tanto se tudo o que ela sabia não era praticado? Um potencial incrível… desperdiçado!

Conhecimento sem ação não serve para nada. É isso mesmo! De nada adianta estudar muito se não praticar, ter uma lista longa de livros lidos mas nenhuma ação, não adianta saber se não puder contribuir. O aprendizado dá resultados na medida em que damos a cara à tapa, em que nos propomos a mudar e exercitar um pouco mais daquilo que lemos.

O frio na barriga em fazer algo novo é inevitável, porém, um dos melhores presentes acontece quando a aplicação daquilo que lemos deu certo. E quando não dá certo, é também um dos melhores presentes, afinal, ao dar errado, temos a oportunidade de ir além, buscar novas maneiras para fazer aquilo dar certo.

Em todas as seleções que fiz para cargos de primeira escala, os selecionados tinham sempre um ótimo diferencial: a prática. Muitos cursos, muitas experiências e currículos impecáveis, sem dúvida, mas a prática foi o que os diferenciou. Faculdade, pós graduação e uma ou várias ideias aplicadas que deram certo. Percebi que ao contarem sobre as suas trajetórias profissionais, era esse o ponto da virada: a ideia que deu certo, ou seja: a prática!

Aline, mas não devo fazer mais nenhum curso? Não é isso! Estudar e manter-se atualizado constantemente é importante, mas praticar é essencial. Dê uma pausa e reflita antes para entender se este é o momento ideal da sua vida, busque entender onde aquele conteúdo se encaixa e se ele é relevante naquele momento. Não tenha medo de descartar! O que não pode acontecer é você viver com a falsa sensação de que está preenchendo a sua vida com algo útil, mas que nunca será praticado.

Então, se você quer crescer, pare com essa busca incessante por conhecimento! Reveja tudo o que você já aprendeu até aqui e questione-se verdadeiramente se você aplica o seu conhecimento no dia a dia. Comece a praticar aquilo que já conhece antes de partir para novas experiências. Tenho certeza que fará uma diferença incrível na sua vida!

Aline-Dotta---Assinatura

COMPARTILHE:
você tambêm poderá gostar de:
depoimentos-bg
Bianco Santana
30 julho 2019

Valeu a pena porque eu estava em um ponto que não conseguia ir...

depoimentos-bg
Denise Pinto
30 julho 2019

Recomendo o trabalho da Aline porque mantém-se atualizada,...

depoimentos-bg
Carlos Vaccaro
30 julho 2019

Em 2009 passava por momentos muito difíceis, tanto particulares como...

faça um comentário
voltar